Apresentação
Conheça o Projeto do
Hospital do Câncer de Joinville
O Hospital do Câncer de Joinville é um projeto conjunto da Associação Joinvilense de Combate ao Câncer (AJCC) e da Instituição Bethesda (IB).
A AJCC foi a mentora da iniciativa, cujo esforço começou em 2011 com um grupo de 19 pessoas com o objetivo específico de tirar do papel um sonho que já vinha acompanhando o oncologista e primeiro presidente da associação, Dr. Henrique Reis, em sua trajetória profissional há quase 30 anos”.
A IB aceitou o desafio e tornou-se a viabilizadora do projeto em função de dispor de área construtiva disponível, capacidade de realização e experiência consolidada em gestão hospitalar.
O novo hospital será construído numa área total de 36 mil m², localizada em Pirabeiraba, em terreno próprio da Instituição Bethesda, ao lado das suas unidades hospitalares atuais.
Ambas as entidades são registradas como sendo de utilidade pública e assim desempenham um constante e extenso trabalho de articulação social para obtenção de apoios, parcerias e captação financeira para viabilização do projeto.
Necessidade da região
Toda a região Norte de Santa Catarina é carente de uma unidade hospitalar de grande porte especializada no atendimento a essa complexa demanda de forma descentralizada, menos burocrática, mais rápida e segura.
A região abrange uma população estimada em mais de um milhão de pessoas espalhadas por mais de 20 municípios: Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itaiópolis, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Massaranduba, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.
Objetivos
O Hospital do Câncer de Joinville será o segundo centro hospitalar totalmente dedicado à pesquisa, diagnóstico e tratamento completo da doença no Estado de Santa Catarina, sendo que o primeiro (CEPON), foi inaugurado em 2012 em Florianópolis.
O principal objetivo é descentralizar o atendimento que atualmente exige deslocamento para a capital. O que, por sua vez, onera os recursos públicos, aumentando o custo de tratamento para o Ministério da Saúde, bem como para o paciente e seus familiares.
Além de facilitar o acesso da população norte-catarinense a uma unidade hospitalar especializada de alta complexidade, outro importante objetivo é oferecer a mais avançada tecnologia para o diagnóstico/tratamento e também reduzir ao máximo o ciclo de tempo entre essas etapas vitais para aumentar a chance de cura.
A expectativa será zerar a fila de entrada do paciente para tratamento. A ideia é que quando a suspeita ocorrer num determinado posto de saúde, por exemplo, eliminar todo o processo burocrático de idas e vindas entre os diversos laudos médicos envolvidos e as autorizações de praxe da Secretaria da Saúde. Ou seja, o paciente com suspeita de câncer será encaminhado diretamente da sua comunidade para o Hospital do Câncer de Joinville, podendo fazer os exames imediatamente. Isso pode chegar a reduzir o atual tempo médio de espera/fila de seis meses para apenas um mês.
Assim sendo, o sonho é tornar-se referência de eficiência médica com filosofia humanística (que é o pilar da Instituição Bethesda) não só em Santa Catarina, mas em todo o Sul do Brasil. Da mesma forma, a meta é tornar-se também uma das principais referências em ensino e pesquisa do câncer no país.
Fechando o projeto com chave de ouro, um importante diferencial será o tratamento igualitário para pacientes do SUS, de planos de saúde e particulares. Portanto, será oferecido tratamento de vanguarda tecnológica, com visão holística de cura incluindo terapias complementares e alternativas. E tudo isso com a valorização do atendimento humanizado.